NUTRIÇÃO

Acreditamos que a alimentação saudável deva fazer parte do processo de ensino aprendizado da criança, e que o ambiente escolar é um facilitador desse meio em parceria com a família.

Buscamos desta maneira, trazer uma alimentação elaborada por nutricionista e adequada, onde a criança terá contato com alimentos saudáveis e variados.

Utilizamos a pratica de Lanche Coletivo para a Educação Infantil, onde as crianças aprendem juntas e aumentam o seu leque alimentar saudável observando seus colegas.

A comida é uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a vivência de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura seu sabor.

A Resolução CFN 380/2005 define:

Alimentação Escolar – Compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

Atuação do nutricionista escolar:

O nutricionista Escolar é o profissional responsável por direcionar e estabelecer a orientação nutricional dos estudantes em suas mais variadas idades e estágios de desenvolvimento pessoal.

A atuação desse profissional se relaciona muito à nutrição infantil, período mais sensível do desenvolvimento alimentar humano e mais suscetível ao surgimento de doenças fruto de desequilíbrio nutricional.

Nessa perspectiva, a atuação do nutricionista abrange diversos aspectos, como a elaboração do plano de alimentação dos estudantes a partir da identificação de suas necessidades nutricionais específicas, observar possíveis doenças nos alunos provenientes de desequilíbrio nutricional, ficar responsável pelo controle de qualidade dos alimentos, incluindo sua higienização e armazenamento, e ainda muito mais.

Em 2018, o Conselho Federal de Nutrição, através da Resolução nº 600, definiu a alimentação em âmbito escolar como uma das áreas fundamentais dentro da Nutrição:

I. ÁREA DE NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA, A.2. Segmento – Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar. A.2.2. Subsegmento – Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar – Rede Privada de Ensino:

Atuando conforme as atribuições que constam nas resoluções, o Nutricionista garante maior segurança alimentar e nutricional, pois participa ativamente do planejamento e oferta de refeições nutricionalmente equilibradas e sanitariamente seguras ao aluno favorecendo o seu crescimento e o desenvolvimento.

As Linguagens da Comida, 2015

O Colégio Gardner dispõe de Nutricionista com o objetivo de auxiliar sobre estas questões e contribuir para a construção de hábitos alimentares que procuram o equilíbrio entre tradição, estilo de vida, bem-estar, prazer, desejo de relação com novos significados e novas escolhas; além de proporcionar cuidado individual a portadores de patologias, especialmente relacionadas a Nutrição.

Quanto mais jovens inicia-se uma educação alimentar, melhor será para o futuro das crianças durante toda sua vida.

Assim, a presença de um Nutricionista garante que seja entregue opções de alimentação variada, que garantam a qualidade, a segurança alimentar, a quantidade de nutrientes necessários para garantir um crescimento adequado, além de oportunizar educação nutricional incentivando a hábitos saudáveis, promovendo qualidade de vida.