PROJETO: RESENHAS SOBRE A QUESTÃO HÍDRICA NO BRASIL

ÁGUAS DOCES DO BRASIL: Capital ecológico, uso e conservação. Organizadores Aldo da Cunha Rebouças, Benedito Braga, José Galizia Tundisi. – 3ªEd. Escrituras Editora, 2006

Prof. Orientador: Bruno César de Freitas Ferreira

Disciplina de Geografia

Turmas: Terceiro ano do Ensino Médio

Primeiro ano do Ensino Médio

Este projeto é baseado em resenhas elaboradas por meio de leitura de diversos capítulos pré-determinados aos alunos, sendo um dos objetivos gerais, contribuir para a análise da situação atual dos recursos hídricos de nosso país e favorecer uma construção de textos críticos sobre o tema.

Trabalho esse, desenvolvido em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa, promovendo a interdisciplinaridades como incentivo ao pensar e posicionar diante de temas de grande polêmica e relevância nos dias atuais.

Sobre os objetivos específicos deste projeto, podemos destacar:

– Entender como ocorre o uso e a degradação dos recursos hídricos no mundo e Brasil

– Compreender a necessidade de políticas públicas voltadas aos recursos hídricos

– Analisar os posicionamentos de diversos setores sobre o assunto

Com o apoio do prof. Orientador (Bruno) os alunos tiveram a possibilidade de conhecer, analisar e se posicionar diante do assunto, utilizando-se de outros recursos necessários; a escrita e oralidade, com isso, não ficando presos somente ao material didático adotado (sistema de apostilas).

Ressaltamos que este projeto também serviu como atividade prática no entendimento sobres os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que visam assegurar água de boa qualidade à atual e às futuras gerações. Para tanto, existe a necessidade de uma articulação sistemática entre os mesmos, de forma a garantir a efetiva aplicação da Política.

Clique nos títulos abaixo para abrir as resenhas:

A Reforma Institucional do Setor de Recursos Hídricos

PACHER, João Victor de Sousa

SEVERINO, Philipe Vinter

Turma: Terceiro Ano do Ensino Médio

Resenha Crítica Sobre: Água e saúde humana

FARIAS, Beatriz Costa da Silva

CESTARO, Sâmara Ribeiro da Silva

Resenha Crítica sobre: Hidroeletricidade no Brasil1

GAYER, Kaíky Goede

MIGUEL, Alexia de Melo

Colégio Gardner