ÁGUAS DOCES DO BRASIL: Capital ecológico, uso e conservação. Organizadores Aldo da Cunha Rebouças, Benedito Braga, José Galizia Tundisi. – 3ªEd. Escrituras Editora, 2006
Prof. Orientador: Bruno César de Freitas Ferreira
Disciplina de Geografia
Turmas: Terceiro ano do Ensino Médio
Primeiro ano do Ensino Médio
Este projeto é baseado em resenhas elaboradas por meio de leitura de diversos capítulos pré-determinados aos alunos, sendo um dos objetivos gerais, contribuir para a análise da situação atual dos recursos hídricos de nosso país e favorecer uma construção de textos críticos sobre o tema.
Trabalho esse, desenvolvido em parceria com a disciplina de Língua Portuguesa, promovendo a interdisciplinaridades como incentivo ao pensar e posicionar diante de temas de grande polêmica e relevância nos dias atuais.
Sobre os objetivos específicos deste projeto, podemos destacar:
– Entender como ocorre o uso e a degradação dos recursos hídricos no mundo e Brasil
– Compreender a necessidade de políticas públicas voltadas aos recursos hídricos
– Analisar os posicionamentos de diversos setores sobre o assunto
Com o apoio do prof. Orientador (Bruno) os alunos tiveram a possibilidade de conhecer, analisar e se posicionar diante do assunto, utilizando-se de outros recursos necessários; a escrita e oralidade, com isso, não ficando presos somente ao material didático adotado (sistema de apostilas).
Ressaltamos que este projeto também serviu como atividade prática no entendimento sobres os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que visam assegurar água de boa qualidade à atual e às futuras gerações. Para tanto, existe a necessidade de uma articulação sistemática entre os mesmos, de forma a garantir a efetiva aplicação da Política.
Clique nos títulos abaixo para abrir as resenhas:
A Reforma Institucional do Setor de Recursos Hídricos
PACHER, João Victor de Sousa
SEVERINO, Philipe Vinter
Turma: Terceiro Ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
FERREIRA, Bruno Cesar de Freitas
Professor Orientador
Colégio Gardner
Resenha Crítica Sobre: Água e saúde humana
FARIAS, Beatriz Costa da Silva
CESTARO, Sâmara Ribeiro da Silva
Terceiro ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
FERREIRA, Bruno Cesar de Freitas
Professor Orientador
Colégio Gardner
Resenha Crítica sobre: Hidroeletricidade no Brasil1
GAYER, Kaíky Goede
Terceiro ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
MIGUEL, Alexia de Melo
Terceiro ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
FERREIRA, Bruno Cesar de Freitas
Professor Orientador
Colégio Gardner
Resenha crítica sobre: A água no meio urbano
CALZA, Arthur de Souza
Primeiro ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
PEREIRA, Eduardo Pereira
Primeiro ano do Ensino Médio
Colégio Gardner
FERREIRA, Bruno César de Freitas
Professor Orientador
Colégio Gardner