Inteligências Múltiplas

Certamente você já percebeu que uma pessoa pode ter mais facilidade em lidar com cálculos, por exemplo, e outra pode ter mais intimidade com a música, ou a dança.


As aptidões de cada um podem ter diversas razões, mas entre elas, está a Teoria das Inteligências Múltiplas, que mostra que diferentes pessoas possuem habilidades em diferentes tipos de inteligências.


Mas, o que são essas inteligências múltiplas? Como surgiram? Todos possuem essas inteligências? Vamos falar um pouquinho mais sobre este assunto então.


A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida na década de 1980, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderados pelo psicólogo Howard Gardner, cujo objetivo era analisar e descrever o que é a inteligência, desafiando a ideia de ser uma entidade única.


Então, Gardner avaliou o trabalho de gênios, como Mozart e Einstein, E depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência.

Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, avaliando inclusive trabalho de gênios, como Mozart e Einstein, Gardner concluiu que temos oito tipos de inteligência:

Lógica: é a capacidade de lidar com os dados numéricos e a lógica, tendo facilidade em utilizar fórmulas e números.

Linguística: é capacidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos;

Interpessoal: é a capacidade de compreender outras pessoas;

Intrapessoal: é a capacidade correlativa, voltada para dentro, de formar um modelo de si mesmo e usar esse modelo para operar a vida;

Ecológica: é a capacidade de perceber a natureza de forma integral e envolver-se com profunda empatia com os mundos vegetal e animal;

Sonora ou Musical: é a capacidade e a sensibilidade universal de perceber o ambiente sonoro;

Cinestésico-corporal: é a capacidade de controlar os movimentos do corpo e de manusear objetos com habilidade;

Espacial: é a capacidade de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.

Assim, Gardner afirma que temos habilidades diferenciadas para cada tipo de atividade e por isso temos mais de um tipo de inteligência, mas todas elas estão interligadas.

E então, se existem diversas inteligências, existem também diversas maneiras de aprender. Não é mesmo? E por isso, existem várias maneiras de ensinar.

Porém, ainda hoje, podemos perceber que nem todas as inteligências são reconhecidas e valorizadas. Muitas instituições de ensino costumam priorizar o desenvolvimento de duas Inteligências: a Lógica e a Linguística, em detrimento das demais. E o que mais ouvimos é a justificativa de que tal formato de ensino é pelo foco no vestibular.

Clique aqui e confira um vídeo em que Howard Gardner explica a importância de ensinar diferente, pois ensinar tudo de uma só maneira, é tentar forçar todo mundo a ser igual.

Assim, a diretora Érica Macedo explica que a Teoria das Inteligências Múltiplas é a base da fundamentação teórica do Colégio Gardner “por acreditar em uma educação que privilegie a compreensão, o que significa aprofundar-se em diferentes áreas do conhecimento
“.

A teoria das inteligências múltiplas, oferece formas diferentes de pensar sobre um tema e tornar-se capaz de enxergar uma questão em vários aspectos, reconhecer suas competências. E também, por considerar que as pessoas são diferentes, trabalham com as diferenças, e consideram o conhecimento como um bem, e não como um conjunto de informações passageiras“, completa a diretora.

A diretora Nadir Junckes também destaca que o colégio “sempre acreditou na preparação do nosso aluno para a ‘vida’. Para saber viver e conviver com as diferenças. Cada aluno é único. Compete ao Colégio Gardner estimular suas inteligências“.

Nadir também exemplifica como as inteligências múltiplas são trabalhadas em aula, reforçando a defesa de Howard Gardner sobre a importância de ensinar de forma diferente:

Ao estudarmos fração (Inteligência Lógica), posso trabalhar uma canção (Inteligência Musical) relacionado ao tema; Propor assar uma pizza (Inteligência Naturalista); Escolher uma receita (Inteligência Linguística); Representar a fração utilizando o corpo (Inteligência cinestésica); Realizar a venda de pizza para os professores (Inteligência interpessoal); Cada aluno vai expressar seu sentimento ao saborear a pizza (Inteligência intrapessoal). Que país a pizza é um prato típico (Inteligência Espacial).

Como esclarece Érica, é importante destacar que todas as pessoas têm potencial para se desenvolver em todos os tipos de inteligências. Sendo que parte de uma inteligência é genética e a outra parte depende dos estímulos adequados para que se desenvolva. Ela cita como exemplo: “em uma família de musicistas, as pessoas já destacam desde de muito cedo afinidade com a música. Cabe então à escola estimular e trabalhar de maneira que o aluno descubra o seu potencial. Vale ressaltar que as inteligências se manifestam de forma interligadas uma puxa a outra, numa combinação de inteligências para criarmos, resolvermos problemas, para podermos aprender“.

Quanto à importância do desenvolvimento das inteligências múltiplas para o futuro dos alunos, a diretora Érica afirma que “o aluno que foi bem estimulado nas inteligências múltiplas é o aluno que está preparado para compreensão, que sabe resolver problemas frente às dificuldades, desafios e debates, que tem opiniões diferentes, está pronto para vencer desafios e sabe se posicionar frente a uma questão“.

E para finalizar, a diretora Nadir reforça que “todos são pessoas capazes de aprender. Que não devemos focar apenas no domínio dos conteúdos de português e matemática. Temos muitas oportunidades de nos desenvolvermos através do estímulo às Múltiplas Inteligências. Nosso Colégio terá imenso prazer em recebê-los“.

Gostou de saber mais sobre as Inteligências Múltiplas?

Fique de olho aqui em nosso Blog que traremos várias entrevistas com a nossa equipe, alunos e ex alunos para discutirmos muito mais sobre esse tema tão importante para a educação.